Niepoort – Rótulo Tinto

rating
  • 8.43€

Vinificação:O ano vitícola de 2016 ficou marcado por um Inverno ameno, mas com níveis de precipitação e humidade muito elevados na Primavera, que se prolongaram até ao início do Verão. Não obstante a pressão que tais condições climatéricas causaram na vinha, fruto das práticas biodinâmicas a..

  • Taxa:8.43€
  • Código do Produto:Neipoort
  • Disponibilidade:Em Stock

Etiquetas: neipoort, rotulo, tinto, dao

Vinificação:

O ano vitícola de 2016 ficou marcado por um Inverno ameno, mas com níveis de precipitação e humidade muito elevados na Primavera, que se prolongaram até ao início do Verão. Não obstante a pressão que tais condições climatéricas causaram na vinha, fruto das práticas biodinâmicas aplicadas e que lhe criaram elevada capacidade de resistência, foram totalmente evitados quaisquer danos na planta.

A vindima foi iniciada no dia 12 de Setembro, ou seja tardiamente, como resultado do atraso no processo de maturação das uvas. Ainda assim, foi realizada sem precipitação, o que permitiu melhorar a concentração e salubridade da uva.

A vinificação ocorreu em cubas de inox, mantendo-se uma maceração prolongada e praticamente sem extração.

Num ano que permitiu alcançar ótimos níveis de acidez e teores alcoólicos entre 11,5º e 13º, obtivemos um vinho elegante o qual, terminado o seu processo de fermentação alcoólica, iniciou o estágio em cubas de cimento, sendo posteriormente engarrafado sem qualquer filtração.


Notas de Prova:

Bonita cor rubi de média concentração. À semelhança de edições anteriores do mesmo vinho, o aroma é fino e frutado com algumas notas de fruta preta, um toque de especiaria com particular aroma a pimenta preta, ainda com notas de flores e perfil balsâmico. Com um volume médio na boca, mostra-se um vinho mineral, muito elegante e onde os tons de frutos silvestres e as notas de especiaria se evidenciam. A boa acidez está em harmonia com a fruta. O estágio em cimento proporciona um final de boca muito fresco e elegante e com boa persistência. Dado o seu perfil e juventude, sugerimos uma temperatura de serviço a rondar os 15ºC.


Informação Técnica:

Produtor:

Niepoort (Vinhos) S.A


Região:

Dão


Tipo de Solo:

Granito


Vinhas:

Vinhas da zona de Gouveia e de Vila Nova de Tázem


Idade das Cepas:

30 a 80 Anos


Castas:

Touriga Nacional,Jaen,Tinta Pinheira e Alfrocheiro


Álcool (%):

13

Escrever uma avaliação

Por Favor entre ou registe-se para avaliar